Mario Costa Santos
Com mais de 35 anos de carreira, arquiteto Mario Costa Santos atua em várias áreas e destaca a arte popular em seus projetos.
Tendo crescido numa família de arquitetos, Mario Costa Santos, que é filho da conhecida arquiteta de interiores e pesquisadora de Arte Popular brasileira Janete Costa, entrega que as conversas em casa giravam quase sempre em torno do tema.`` Quando a gente se juntava eu dizia que não era uma reunião de família, mas um Congresso!´´, conta ele, que se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho em 1985. Paralelamente fez cursos de Fotografia e Apreciação Estética porque eram áreas nas quais tinha muito interesse, tanto que foi morar em Florença no ano seguinte onde passou seis meses estudando História da Arte e Renascimento Italiano. Ao mesmo tempo, durante todo o curso da faculdade, estagiou com sua mãe.́ ́Estar junto dela era muito bom, trocávamos informações e experiências ́ ́, conta ele
́ ́tanto que, depois de algum tempo abri meu próprio escritório no mesmo endereço da minha mãe. Éramos muito parceiros. Em muitos projetos ela fazia curadoria e eu iluminação e
cenografia´´.
Mario segue trilhando os caminhos da mãe, produzindo um trabalho sólido, com identidade própria, sempre valorizando obras de arte e, sobretudo, a brasilidade. Antes de se formar, já pensando em ganhar a vida para morar sozinho, estudou antiquariato e abriu uma loja no Rio Design Center, a Decomania, porque gostava das peças de Arte do Século XX e da Revolução Industrial. Mais tarde abriu outra loja, a Tríade junto com sua mulher Miriane Flores. Mario trabalhou muito em teatro e televisão, fez diversos projetos comerciais, estandes em feiras e vitrines além de produzir eventos, muitos deles no antigo Rio Design Leblon, onde ganhou seis prêmios. Dentre as mais destacadas estão ``A Magia do Vidro ́ ́ e ´´Descobertas do Século´´. Nessa época conheceu Patricia Quentel e Patricia Mayer, com as quais começou a fazer parcerias constantes montando com elas a Feira Metro Design.´´Com isso passei a conhecer vários lojistas que me chamavam para produzir seus estandes e fiquei conhecido na área de eventos´´. diz ele.
Tendo como referências os arquitetos Frank Lloyd Wright, Gehry, Mario Bota e Le Corbusier, ele acredita que os arquitetos têm que entender tudo, até de design já que precisam ter a proporção certa dos móveis que irão usar.
´´Posso definir meu estilo em poucas linhas. Acho que é contemporâneo, com bases arquitetônicas em espaços fluidos e confortáveis deixando lugar para que o cliente exponha sua história de vida onde obras de arte se misturam ao cotidiano convivendo em harmonia´´.
Mario enfatiza que sua inspiração vem do Brasil. Sempre se dedicou à arte popular, ao artesanato e ao design. ´´Essa característica veio através dos meus pais. Procuro usar mão de obra local e regionalizar a arquitetura sem ser folclórica e priorizo a região. Isso ajuda a cadeia de trabalho local porque a mão de obra está mais perto não é necessário importar´´ acredita. O arquiteto enfatiza que procura realizar o sonho de seu cliente com harmonia, transformando seu desejo em conforto visual, climático e tátil.
Junto com Janete Costa Mario ajudou a projetar o Centro de Arte Popular de Minas, na Praça da Liberdade fazendo um retrofit num hospital. ´´Ela fazia a curadoria e eu a cenografia e a iluminação. Quando ela morreu assumi a curadoria desse projeto´´, conta ele. Em Niterói o museu em homenagem a sua mãe (Museu Janete Costa) foi feito em dois casarões tombados e geminados, que não foram revestidos em seu interior, já que quando descascou as paredes encontrou pedra e barro. Funciona apresentando sempre exposições, como se fosse uma galeria e faz parte do circuito cultural da cidade.
Junto aos escritórios Borsoi e Janete Costa Arquitetura LTDA, realizou mais de 15 parcerias em projetos para hotelaria como o Hotel Pergamon (SP), onde desenhou todas as luminárias, o
Royalty e o Ceasar Park no Rio além do Sheraton Twin Towers e a rede de hotéis Ritz, entre outros.
À frente de seu escritório Mario Costa Santos Arquitetura vem trabalhando com sua irmã Roberta Borsoi e há 14 anos faz a implantação do projeto da Casa Cor Rio, já tendo participado de mais de 25 edições. ´´Fiz mais de 100 projetos de design de interiores em residências, consultórios, escritórios e restaurantes e especialmente durante a pandemia, várias clínicas de estética. Aliás, trabalhei muito durante esses dois anos de isolamento porque os clientes começaram a repensar sua própria casa ou resolveram ter casas de praia ou de serra. Cariocas vivem na rua e tendo que ficar dentro de casa, aprisionados em seus casulos, enxergaram defeitos e quiseram melhorar tudo´´, afirma Mario.
Conheça nossa equipe:
-
Mário Costa Santos
-
Miriane Santos
-
Marcelle Dias
-
Pétalla Damatta
-
Vinícius Santos
-
Endel Keppi